INÍCIO
PESSOAS & FAMÍLIAS
EMPRESAS & CONSUMO
REGIÕES
ESTUDOS ESTATÍSTICOS
CASOS
 Modelo de projeção de indicadores econômicos e sociais 
 
Alterar tamanho da fonte: A+ | a-

Objetivo: projetar a evolução dos principais indicadores econômicos e sociais para o Brasil como um todo, por Unidade da Federação e por município.


O modelo é constituído por um sistema de equações dividido em três “módulos”:


(1) um modelo macroeconométrico anual, que determina a evolução dos principais indicadores econômicos e sociais em nível agregado – isto é, para o país como um todo;
(2) equações de determinação dos indicadores sócio-econômicos por Unidade da Federação e município, a partir dos indicadores agregados para o país;
(3) equações de determinação de indicadores demográficos por município, a partir de projeções demográficas do IBGE para o país como um todo ou por Unidade de Federação.


O núcleo do sistema é o modelo macroeconométrico, que permite a elaboração de cenários macroeconômicos de médio e longo prazos condizentes com as especificidades da economia brasileira, revelando-se capaz de reproduzir as principais características do ambiente macroeconômico atual, calcado nos regimes de taxa de câmbio flutuante e de metas de inflação. Esse modelo proporciona estimativas para as trajetórias futuras dos seguintes indicadores sócio-econômicos, dentre outros:


- PIB (Total e setorial);
- Taxa de investimento;
- Taxa de desemprego;
- Nível de emprego;
- Desigualdade de renda;
- Inflação (IPCA);
- Taxa de câmbio R$ / US$;
- Taxa de juros (Selic);
- Setor externo (exportações, importações).


As principais variáveis do modelo anual são determinadas simultaneamente, mas, para fins didáticos, o modelo pode ser decomposto em dois blocos básicos de equações.


O primeiro bloco determina a trajetória de longo prazo do PIB, através de uma função de produção do tipo Cobb-Douglas e de equações subsidiárias para a evolução do estoque de capital e da produtividade total de fatores.


O segundo bloco determina: (i) o hiato do produto e o PIB efetivo, através de uma “curva IS” em forma reduzida (segundo a qual o hiato do produto depende da taxa de juros real, das NFSP primárias e da taxa de câmbio real); (ii) a inflação, medida pelo IPCA, a partir de uma “curva de Phillips”; (iii) a taxa de juros SELIC, através de uma “regra de Taylor” modificada (na qual as autoridades monetárias reagem a desvios da inflação e do hiato do produto em relação aos níveis considerados “ótimos”); (iv) as variáveis do setor externo, via equações de exportação e importação de bens e serviços; (v) e a taxa de câmbio, que será determinada em função do diferencial de juros internos/externos e do “risco país”.


Vale destacar que o sistema permite projetar todas as variáveis econômicas, sociais e demográficas relevantes nos modelos de demanda setorial estimados pela Telecom Economia (telefonia fixa, telefonia celular, computadores, salas de cinema, tratores etc.), sendo possível trabalhar com sistemas integrados de projeção que permitem ao usuário realizar previsões da demanda do setor/atividade de interesse a partir de cenários macroeconômicos alternativos.


Para exemplificar, o funcionamento simplificado do sistema de projeção de telefonia fixa por município é descrito a seguir. A partir de cenários econômicos elaborados pelo usuário, o modelo macroeconômico gera projeções dos indicadores sócio-econômicos agregados (para o país). Essas projeções, bem como as projeções demográficas divulgadas pelo IBGE para o país e/ou UF, são “desagregadas” ao nível municipal com base em relações estimadas entre as variáveis em nível federal/estadual/municipal. Finalmente, os valores dos indicadores sócio-econômicos projetados ao nível dos municípios entram no modelo econométrico de demanda de telefonia fixa para determinar a trajetória esperada da demanda potencial em cada município.

 

 Casos 
 
 

 Quanto vale sua profissão? 
 
 
 

 Arquiteto Digital 
 
Desenvolva sua estratégia empresarial.
 

 Links Interessantes 
 
Organizações nas áreas de comportamento, consumo e economia.
 

 IPhone 
 
 

 Fale Conosco 
 

Entre em contato com nosso atendimento.
 

Copyright © 2014 DataOne. Todos os direitos reservados.
Website desenvolvido com tecnologia Super Modular